terça-feira, 31 de maio de 2011

Sondagens

Como classificas o filme "Uma Outra Mulher" de Woody Allen?
1 0 (0%)

2 0 (0%)

3 3 (42%)

4 1 (14%)

5 3 (42%)



Votos apurados: 7

domingo, 29 de maio de 2011

Quinta-feira as 15:30 vai estar o "Morangos Silvestres" do Bergman na cinemateca. Era capaz de ser engraçado irmos. Só fomos lá uma vez e calha na hora da nossa aula.
Alexandre

sábado, 21 de maio de 2011

Sondagens

Como classificas o filme "Blade Runner" de Ridley Scott?
1 2 (28%)

2 1 (14%)

3 3 (42%)

4 0 (0%)

5 1 (14%)

Votos apurados: 7

sábado, 14 de maio de 2011

O utlimo filme que vimos levou-me a questionar se temos realmente direito á posse de algo apenas porque a criamos.

Criavam-se ''semi-humanos'' de acordo com os gosto dos donos, mas que so tinham 4 anos de vida porque a partir do 3º podiam começar a desenvolver emoçoes e pensamentos proprios. OU seja o objetivo era criarem um escravo só que tinha o problema de que com o tempo desenvolveria vontade propria e talvez nao gostasse do fim para o qual tinha sido criado.
Se tinha emoçoes sentimento, razao... era semelhante a outro ser humano, entao explora-lo é o mesmo que explorar outro ser humano.

Sabe-se hoje que muitos animais para alem do homem possuem sentimentos e emoçoes. sera entao o entusiasmo das pessoas ao verem uma tourada semelhante aoentusiasmo quando em algumas civilizaçoes passadas e presentes turturavam e matavam as pessoas na praça publica?

Lá porque se criam os touros exclusivamente para entrarem na arena temos direito de os torturar? Nao é por os pais criarem um filho que têm o direito de fazerem dele o que querem...
é claro que nao podemos perguntar a um touro se gosta ou nao de estar na arena e obter resposta da mesma maneira que obteriamos de uma criança.

Já agora o que acham das lutas de caes e das touradas?

Sondagens

"Como classificas "Fahrenheit 451" de François Truffaut?"

1 0 (0%)

2 2 (15%)

3 2 (15%)

4 5 (38%)

5 4 (30%)

Votos apurados: 13

domingo, 8 de maio de 2011

Sondagens

"Como classificas "Luz de Inverno" de Ingmar Bergman?"
1 0 (0%)

2 1 (20%)

3 4 (80%)

4 0 (0%)

5 0 (0%)

Votos apurados: 5
será que o stor me poderia então dizer como é que se chama aquele site de sacar músicas muito completo sobre o qual falou?
Alexandre

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Religião?Sim ou Não?

Luz de Inverno de Ingmar Bergman, que se dirige a uma temática que para mim pode não querer dizer muito, mas penso que para a maioria dos católicos o seja diferente pois cada um deve ter passado por tal momento e sentido então essa mesma angustia: temática esta a da perda de Fé e o abandono por Deus – "O silencio de deus"

Falar sobre religião e ainda por cima sem se prender a um lado e sem criticar gratuitamente a religião em si é difícil, portanto e assim este comentário não é dirigido objectivamente á defesa da minha tese ou opinião contra a religião e a razão pela qual não me identifico com ela, é sim uma explicação pela qual para mim a discussão sobre a religião não passa de uma troca de experiências de vida e opiniões de cada um sem argumentos validos ou inválidos para cada lado e assim não e uma discussão que me tenha dado muito prazer.

”Se Deus realmente não existisse, isso faria alguma diferença?”

A resposta é não, pois a fé não é algo que se seja objectivo ou cientifico, não e algo que se tenha de provar ou argumentar e não depende de existência ou não de Deus pois se dependesse inteiramente disso não existiria apenas pela simples falta de provas empíricas da sua existência.

A fé e sim algo extremamente individual e pessoal, que se sente e não que se sabe, e portanto não se argumenta a favor nem contra a religião (contar a religião e não contra a Igreja instituição, pois contra esta critica-se e bastante até), pois um debate ou discussão sobre religião entre 2 ou mais sujeitos acaba automaticamente a partir do momento em que um deles diz "para mim a religião e muito importante e faz parte de mim" ou "eu sinto deus ao meu lado" ou "a fé e o meu ponto de abrigo" pois tudo isso são escolhas que cada pessoa faz para a sua vida e não me cabe a mim (embora quisesse e pudesse) nem a ninguém julgar ou criticar essas escolhas pois não afectam positiva ou negativamente ninguém senão essa mesma pessoa.

Mesmo numa discussão sobre a inserção da religião na sociedade e se e mesmo necessário a uma sociedade e a um pais a existência da religião, essa temática não vai muito alem de um individuou x dizer "sim, mas há algumas pessoas que precisam" mostrando mais uma vez o carácter individual e pessoal que a religião representa.

Apesar disso penso que este filme te pede acima de tudo para renovar a tua fé e te afastar de qualquer dogma ou corrente que te aprisione e te obrigue a amar e a adorar estátuas, ou a seguir máximas com as quais não te identificas, comer a hóstias, beber o vinho e ajoelhar. É um filme que quer que te movas por aquilo que acreditas e que tenhas mais fé em ti mesmo e no que julgas ser a verdade, pois no final de contas é isso que Deus é. É fé.

Em conclusão deixo esta pergunta no ar sobre as quais tenho duvidas e deixo aos entendidos em religião da nossa turma para me fazerem o favor de as responder.

A fé serve como uma salvação, um instrumento de protecção ou um ponto de abrigo?

Obrigado

Botão

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vencedores do 2ºPeríodo






















O grande preferido do 2º período foi a "Comédia de Deus" de João Cesar Monteiro, com 5 votos!



O segundo lugar é dividido entre "Viridiana" de Luis Buñuel e "Crepúsculo dos Deuses" de Billy Wilder (ambos com dois votos).





o 3º Lugar, ficou para "A Leste do Paraíso" de Todd Haynes, "Gato Preto, Gato Branco" de Emir Kusturica e "Manhã Submersa" de Lauro António (cada um com um voto).




Com 0 votos ficaram filmes como "Crimes e Escapadelas" de Woody Allen, "Vontade Indómita" de King Vidor ou "Morte em Veneza" de Luchino Visconti.



"Qual o filme que mais gostaste de ver neste 2ºperíodo?"


"A Leste do Paraíso" de Todd Haynes 1 (8%)

"Gato Preto, Gato Branco" de Emir Kusturica 1 (8%)

"Crimes e Escapadelas" de Woody Allen 0 (0%)

"Conversa Acabada" de João Botelho 0 (0%)

"A Comédia de Deus" de João Cesar Monteiro 5 (41%)

"Viridiana" de Luis Buñuel 2 (16%)

"Um Verão de Amor" de Ingmar Bergman 0 (0%)

"Crepúsculo dos Deuses" de Billy Wilder 2 (16%)

"Vontade Indómita" de King Vidor 0 (0%)

"O Delfim" de Fernando Lopes 0 (0%)

"Morte em Veneza" de Luchino Visconti 0 (0%)

"Control" de Anton Corbijn 0 (0%)

"Manhã Submersa" de Lauro Antonio 1 (8%)

"Via Láctea" de Luis Buñuel 0 (0%)


Votos apurados: 12