quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Uma reflexão sobre o filme "This is England"

O filme "This is England" é, na minha opinião, um filme com um vasto conteúdo temático e aborda certamente inúmeros assuntos que merecem a nossa reflexão.
Fazendo uma comparação com os filmes vistos anteriormente na aula, penso que este destaca mais uma vez a importância da amizade na vida de qualquer pessoa, mas principalmente na vida de uma criança ou jovem que está ainda a adquirir conhecimentos a partir da interacção com a sociedade, moldando, deste modo, a sua personalidade. No início do filme, era perceptível que o Shaun se encontrava isolado da sociedade, vivendo no seu próprio mundo, essencialmente devido ao facto de sofrer de bulling na escola e de não ter amigos que o apoiassem. Da mesma forma, esta personagem chegava sempre a casa revoltado e triste, não demonstrando qualquer vontade de conversar e passar algum tempo junto da sua mãe. Contudo, pudemos observar que a vida de Shaun mudou drasticamente e para melhor após ter encontrado o gangue de skinheads, no sentido em que se tornou um rapaz mais alegre na companhia destes amigos que o compreendiam e defendiam. Assim sendo, penso que é sensato afirmar que os amigos têm um papel indispensável na vida de qualquer pessoa não sendo possível viver sem eles.
Por outro lado, no que se refere à influencia que o meio tem na nossa maneira de ser, penso que esta é incontestável, nomeadamente devido aos factos que já referi. Esta mudança brusca nas atitudes do Shaun quando passa a contactar com outras pessoas só demonstra que o meio tem um papel fundamental na moldagem da nossa personalidade.
Por fim, gostava de fazer referência a um aspecto que foi debatido na aula, no que diz respeito à agressão do Combo sobre o Milky. A meu ver, este acto irracional resultou apenas da perda do controlo emocional, não tendo a divergência de raças qualquer influencia no sucedido. A rejeição por parte da mulher que ele amava e a inveja que sentia da qualidade de vida na infância do Milky terão causado um desequilíbrio psicológico que se verificou numa grande instabilidade emocional. Esta é a minha opinião, pois considero que o Combo, mesmo após ter ouvido o discurso do Milky sobre a sua infância feliz, o que lhe suscitou motivo de inveja, não tencionava bater-lhe. O que despertou a agressividade do Combo foi o sorriso do Milky que ele considerou ofensivo e desestabilizou a já existente instabilidade emocional. Assim, esta foi apenas a última gota que faltava para dar início a este transtorno psicológico e que culminou no descontrolo emocional e no consequente acto de agressividade.

2 comentários:

  1. Acho que aquela fraqueza de não ter dito uma família como a do Milky, coisa que de certeza lhe pesa, fez com que a sugestão de ir a casa deste partilhar uma refeição fosse encarada pelo Combo quase como um tratamento de coitadinho. Preconceito que ele tinha com ele próprio (que como disseste não só se relaciona com a falta de apoio familiar, mas também com o insucesso amoroso), e que o torna muito sensível a qualquer comentário familiar, e à mínima coisa, como vimos, explode.

    ResponderEliminar