A ambição é uma característica exclusiva do ser humano. Só o ser humano tem desejo de poder natural e por isso é ambicioso..
Os animais irracionais ao contrário dos humanos apenas lutam quando algo está em risco, seja vida,a própria espécie, a sobrevivência ou mesmo a reprodução., Quero com isto dizer que os animais, na minha opinião são apenas instintivamente ambiciosos e que esse sentido é lhes imposto pelo seu próprio fenótipo, agindo assim de modo diferente dos seres humanos..
Quanto ao homem, na minha opinião, é a inteligência humana que o transforma e que o torna ambicioso, é a sua própria capacidade intelectual que interfere no seu verdadeiro sentido racional
A ambição é um dos defeitos do ser humano sendo uma das principais causadoras de actos de baixo nível, que levam à indecência, à desonra, à desonestidade, à calunia, à ignomínia, à falta de respeito, de carácter e de orgulho,responsável pela enorme crise de valores pela qual passamos hoje em dia...
E se é certo que a ambição também contribui para o desenvolvimento humano, considerando que os ambiciosos são os que não têm quaisquer escrúpulos para ultrapassarem qualquer tipo de barreiras, não será menos certo que a vida de muitos seres humanos foi e continua a ser insuportável devido à exagerada ambição de outros.
Será também, desta forma, a ambição, uma prova de que existe uma espécie de dualismo na evolução humana, no sentido de que para existir o bom tem que existir o mau, pressupondo que a evolução humana partiu do animal não no sentido ascendente, mas num sentido alargado, tornando-se por um lado superior, mas por outro lado inferior ao próprio animal
Rute
Olá a todos!
ResponderEliminarEm primeiro lugar, bom texto Rute!
A ambição realmente pode ser vista comoa algo bom e mau. Eu prefiro acreditar que acima de tudo é possitiva. É a ambição que nos faz dar aquele passo em frente, e sem ela tinhamos parado na idade da pedra, não avançavamos. Eu não acredito que a maldade esteja na ambição mas sim noutras caracteristicas. Ghandi por exemplo, era ambicioso em relação ao seu projecto de paz e de independência,e obviamente praticou o bem. No extremo oposto, Hitler chacinou milhares não pela ambição mas por uma ideia e concepção de raça (e se quisermos motivos económicos). A ambição surge associada ao "levar o projecto para a frente", e não aos motivos.
Alexandre
Concordo com o Alexandre. A noção de ambição não pertence a uma sociedade imperfeita, é quase uma função orgânica que mostra realmente o desejo das pessoas de estarem vivas, em que se vai estabelecendo metas que se tenta alcançar. Não é mau neste sentido, assim como não o é com os animais que o fazem quando o seu instinto de sobrevivência fala mais alto. Agora quando falamos de animais racionais, nem sempre se trata de uma questão de sobrevivência, será talvez ,por vezes, uma questão de ser ter uma vida por nós considerada mais aprazível, e esta parece estar mais presente nuns que noutros. Por vezes começa-se a ligar esta muito fortemente ao desejo de poder e controlo, e é aí que começam a surgir os problemas. O problema é a meta que estabelecem e o que estão dispostos a fazer para a ultrapassar. A ambição em si parece-me algo bom, que mantém o desafio no dia-a-dia e que pode manter a vida interessante.
ResponderEliminarIsa
"A ambição é uma característica exclusiva do ser humano."
ResponderEliminarNENHUMA característica é exclusiva do ser humano.
O que é o desejo de um gorila de querer ser macho alfa do seu grupo se não uma ambição?