domingo, 14 de novembro de 2010

O estado a que isto chegou!

Em vez de fazer um texto todo ''seguido'' decidi ir comentando algumas questoes abordadas aqui no blog sobre o comunismo:



1- Se a ambiçao é de natureza Humana? Sim! Mas integra-se na ideologia do ser humano e por isso é alterável.A ambiçao individual nao vai contra a ambiçao colectiva, nao sao opostos, isto é , um individuo pode ter a ambiçao de se melhorar a si( visto que a ambiçao nao é só a nivel material, passa tambem por ambicionar mais conhecimento, cultura...) para transmitir a outros melhorando o colectivo, e assim sendo a ambiçao nao passa por ser melhor que o outro mas sim ser melhor do que era .Por exemplo um pai, ou uma mae, pode ambicionar uma ''boa'' educaçao para o seu filho, neste caso onde está a ambiçao material?,nao terá uma sociedade familiar uma ambiçao colectiva nao necessariamente material?
Ambiçao do ''Leão'', só se for para ganhar o campeonato...

2- Aquilo que caracteriza uma sociedade é quem é o detentor dos principais meios de produçao. Uma sociedade socialista, rumo ao comunista é caracterizada pelos principais meios de produçao serem propriedade social.

3-O proletariado é um conjunto de individuos que a unica coisa vendavel que tem é a sua força de trabalho. Desde que exista alguem que venda a sua força de trabalho, há proletarios, logo excepto nas fases de comunismo primitivo existiu sempre o proletariado embora sob varias designaçoes.

4- O Socialismo e a sua forma suprema, o Comunismo, defendem a igualdade. ''o socialismo iguala o que é diferente'', nao é verdade, isso chama-se igualitarismo, o socialismo pede a cada um de acordo com as suas capacidades concedendo de acordo com as suas necessidades.Uma familia com 5 filhos estudantes recebe mais da sociedade para satisfazer as suas necessidades do que uma familia com um agregado familiar menor.

5- A China continua a chamar-se República Popular da China,, continua a ser dirigida pelo Partido Comunista Chinês e os principais meios de produçao continuam a ser propriedade social.O que é entao a implosao da China?e Cuba e Vietname? e o que está a acontecer no Brasil? e mais concretamente na Venezuela,na Namibia ou na Líbia para citar só alguns exemplos em diferentes continentes.
Sérá que as condiçoes de trabalho da tão apregoada India(tao capitalista) sao melhores que as da China ou serão francamente piores? e as ''castas'' inconstitucionais desde a independencia que continuam bem presentes?e os trabalhadores sem seguro nos EUA que nao sao tratados nos hospitais? e a sitiaçao da Russia, em que hoje quem manda é a máfia, nao vejo o capital internacional a criticar a situaçao!
A diferença entre ricos e pobres nao caracteriza um regime, o que o caracteriza é quem detem os meios de produçao( como ja referi anteriormente).Na China, hoje em dia vive-se numa sociedade de transiçao a caminho da sociedade Socialista, ela também por si uma transiçao para a sociedade utópica(ideal,suprema) Comunista.

5 comentários:

  1. Olá a todos!
    Em primeiro lugar acho que não podemos dizer que ainda exista uma noção de proletariado na sociedade actual. Melhor dizendo, se há coisa qu e os trabalhadores nos dias de hoje não têm é uma prol, já ninguem tem são sete crianças, salvo raras excepções.
    Também acho que não podemos dizer que a China está numa fase de transição, porque não está. Os regimes comunistas não funcionam sem um grande aparelho de estado, não há ricos, mas há funcionarios do estado em cooperação com o regime, que são a elite, como tal o comunismo perfeito, é mesmo isso, perfeito, e nem na natureza há perfeição. Não existe equilibrio na vida em relação a nada...
    Voltando à China, há uma coisa que te garanto, quem manda nesse país são os capitalistas, portanto até é injusto dizer que a China é um regime comunista e não capitalista (economia aberta muito aberta e de volume de investimento). Isto sem falar nos dirigentes. o Hu Jintao e companhias ilimitadas sãoOverdadeiros ditadores, e os ditadores não saem nunca do poder por vontade própria.
    Em relação às condições de trabalho, nunca ninguém disse que nos países capitalistas não há exploração, por que há. Mas quando disseste que na China achaste que as pessoas eram felizes, isso não é possível, e as condições de trabalho são um exemplo disso. Lá porque as pessoas não estão em constante conflito nas ruas não significam que estejam felizes, e por outro lado quem é que somos nós a falar sobre o estado de espirito dos outros? Ninguem sabe o que no vai cá dentro, seja alma ou não...
    Alexandre

    ResponderEliminar
  2. Quanto a este assunto a minha única questão (e não tendo ainda um partido político no qual sou militante), é se vale a pena o esforço humano que advém da implementação de um regime como este. Pegando no exemplo da China, milhões de pessoas vivem com menos de 1 dólar por dia, a ser exploradas constantemente, trabalhando mais de 18 horas por dia. Se é isto que é necessário para a implementação do socialismo «perfeito» então o fim não compensa os sacrificios humanos que têm de ser feitos. De qualquer maneira, para que as coisas mudem, é preciso mudar mentalidades, revolucionar valores, é preciso mudar! Será que isso é possível na sociedade em que vivemos?

    ResponderEliminar
  3. ‘’se há coisa qu e os trabalhadores nos dias de hoje não têm é uma prol’’ concordo plenamente contigo, se há coisa que os trabalhadores hoje em dia não têm é prol(vantagem, proveito), mas mesmo não tendo a possibilidade de ter uma prole que permita a renovação das gerações (2,1 filhos por casal) continuam a ter descendência.
    ‘’Também acho que não podemos dizer que a China está numa fase de transição’’,’’Não existe equilibrio na vida em relação a nada...’’ dialecticamente falando, em que é que ficamos?
    ‘’ Os regimes comunistas não funcionam sem um grande aparelho de estado’’ , será que os EUA gastam pouco com o seu aparelho militar ou será que as forças armadas americanas foram privatizadas?
    ‘’ há uma coisa que te garanto, quem manda nesse país são os capitalistas,’’ dá-me nomes!!!
    ‘’ (economia aberta muito aberta e de volume de investimento).’’ Explica, não percebi esses conceitos económicos…
    ‘’ o Hu Jintao e companhias ilimitadas sãoOverdadeiros ditadores’’ o que é para ti um ditador?
    ‘’ Em relação às condições de trabalho, nunca ninguém disse que nos países capitalistas não há exploração, por que há’’ estamos de acordo, os regimes capitalistas vivem da exploração do trabalho, e é com isso que os regimes Socialistas pretendem acabar!
    ‘’ Mas quando disseste que na China achaste que as pessoas eram felizes, isso não é possível, e as condições de trabalho são um exemplo disso’’ contaram-te, constataste tu mesmo, ou é a tua veia para a Psicologia Social? Tens andado distraído em Portugal…
    O que o Socialismo pretende é de facto um Homem novo, que tenha conhecimentos, cabeça limpa, livre, feliz…

    ResponderEliminar
  4. o que eu assisti na China foi, ao por-do-sol milhares e milhares e milhares de bicicletas na rua que pensei que eram trabalhadores a acabar a sua jornada de trabalho.Agora onde foste buscar os teus elementos nao sei, nao estou a dizer com isso que nao exista,e nos EUA nao há?e em Portugal nao há? e na UE?
    Enquanto la estive ainda tive a possibilidade de constatar que com o equivalente a 1 euro consegui comer 3 refeições, e nao sou de pouco alimento!

    ResponderEliminar
  5. 1- Ainda hoje falei com a minha stora de história sobre essa questão é aquilo que ela disse é que a noção de proletariado aplicada ao ocidente não faz qualquer sentido.
    2- ‘’Também acho que não podemos dizer que a China está numa fase de transição’’,’’Não existe equilíbrio na vida em relação a nada...’’ dialecticamente falando, em que é que ficamos? Eu que pergunto??? Não percebo o que é que sugeres, ou a relação que procuras-te estabelecer.
    3- “Será que os EUA gastam pouco com o seu aparelho militar ou será que as forças armadas americanas foram privatizadas?” Desculpa lá, mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Se perguntares a qualquer pessoa especialista na matéria explicam-te que o comunismo triunfa na Rússia graça ao aparelho de funcionários públicos que fizeram o levantamento da propriedade. Os EUA também nunca falaram em caminhar em direcção ao socialismo (como sabes, muito pelo contrário), e a questão militar não tem nada a ver com este assunto. A aposta em super empresas militares é uma opção interna que não tem nada a ver com os funcionários públicos do regime soviético e o sustentáculo do comunismo.
    4- As milhentas empresas que levaram à criação de uma vasta elite de empresários.
    5- Acima explicado
    6- Ditador s. m. Magistrado supremo, eleito nas ocasiões de perigo para exercer temporariamente o poder absoluto, em Roma.
    Aquele que, investido no governo, concentra em suas mãos todos os poderes; índividuo que reúne temporariamente em si todios os podres do estado; pessoa prepotente
    Para mim um individuo que restringe liberdades. É exactamente aquilo que o Hu Jintao faz, basta falarmos no exemplo do Prémio Nobel da paz deste ano…
    Estamos a falar de um homem que não permite a liberdade de expressão e que usa e abusa do poder, mais não sei dizer…
    7- Os regimes socialistas não procuram acabar com a exploração dos trabalhadores, prolongam-na. E a China é o exemplo máximo com os salários de 1 euro por dia ou com o trabalho 24/7. Isto sem falar em férias ou coisa aparecida, um conceito remoto. É isto que não acontece no ocidente… Apesar de podermos dizer que os horários de trabalho se estendem e que toda a gente vai com trabalho para férias… não é tão violento, como as privações dos chineses…

    8- Devo de te recordar que as teorias de esquerda não pararam de evoluir com o Marx ou o Lenine
    A questão do 1€ deve-se à desvalorização monetária e inflações… o que só por si diz muito

    Alexandre

    ResponderEliminar