terça-feira, 2 de novembro de 2010

Um filme sobre o comunismo

A nossa passagem pelos filmes de cariz político está quase a concluir-se. Gostaria de o concluir com a passagem de um filme sobre o modelo comunista que nos pode proporcionar uma boa discussão. Existem várias possibilidades e gostaria que se pudessem pronunciar:

a) O Couraçado Potemkine de Eisenstein: filme mudo considerado um dos maiores filmes da história do cinema, que aborda o comunismo antes de ele ter acontecido porque relata a revolução russa de 1905.

b) O Sol Enganador de Nikita Mikhalkov; denúncia cruel do estalinismo nos anos 30, como um sistema que não poupa ninguém, nem mesmo as pessoas mais próximas do circulo do poder.

c) A Vida dos Outros de Florian Heckel: a denúncia da Stasi ( antiga polícia política da RDA) e a forma como controlava e reprimia a vida dos cidadãos

d) Palombela Rossa de Nanni Moretti: obra prima absoluta do realizador italiano, um filme denso e difícil, mas extremamente belo, sobre os efeitos provocados pela queda do modelo comunista num dirigente do Partido Comunista Italiano.

Se tiverem outras sugestões, sintam-se à vontade.

Jorge

6 comentários:

  1. Que tal o "Goodbye Lenin!"?
    Alexandre Evaristo

    ResponderEliminar
  2. Eu voto no Sol Enganador!
    Era interessante discutir o Estalinismo..

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao Goodbye Lenin, que ainda me recordo perfeitamente dele, apesar de ser bom, não acho que dê muito para discutir. O lado político da coisa foi mais secundário para mim do que a relação dele com a mãe, quase como se pudessem integrar o filme noutra época histórica, fazer uns arranjos e ainda funcionar.


    Dos trailers que consegui ver o que me entusiasmou mais foi o "Couraçado Potemkin".

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Isa relativamente ao Goodbye Lenine. Eu achei piada ao filme, mas o seu cariz político dilui-se quase totalmente na história da relação entre os filhos e a mãe.

    Jorge

    ResponderEliminar
  5. Prefiro o último, de todas as críticas pareceu-me o mais interessante.

    ResponderEliminar