Por motivos diversos não tenho podido aceder ao blog. Testes, aniversários, etc.
Eu concordo com a sugestão do Alexandre. Gostaria que víssemos uns 3 filmes sobre arte e estética. O Sunset Boulevard poderia ser um deles. Pensei também no Gosto dos Outros, mas esse é um filme que alguns andam a ver nas aulas de Sociologia. Poderíamos ver igualmente o filme Morte em Veneza do Visconti que é um dos mais belos filmes da história do cinema e uma reflexão sobre a própria arte. E gostava que víssemos um filme sobre uma estrela ou movimento pop: para quem gostas dos Joy Division, poderíamos ver o Control, ou o 24 Hour Party People (sobre a editora Factory), ou o Velvet Goldmine do Todd Haynes, sobre o glam-rock .
O Renato sugeriu alguns filmes e por mim veria com muito gosto o Twin Peaks do Lynch.
Depois podemos decidir na aula.
Jorge
"Velvet Goldmine" do Todd Haynes
ResponderEliminarAlexandre
e o "Morte em Veneza" do Visconti
ResponderEliminarAlexandre
O stor viu o "Ludwig", também do Visconti?
ResponderEliminarJá vi o Control umas 4 vezes, mas vejo mais uma.É desta que choro. Quanto ao 24 hour party people, que até tenho cá em casa, não fiquei fascinada. Os outros não vi, mas estou curiosa.
ResponderEliminarSe ninguém tiver o dvd do Twin Peaks eu estou disposta a comprá-lo, com muito gosto.
Tenho o 24 Hour People cá em casa, mas também nunca vi, poderia ser talvez um bom filme para discussão. Não vi também o Control, mas gostava (gosto bastante dos Joy Division). A Morte em Veneza, por ser do Visconti, também me parece bem.
ResponderEliminarJá me falaram muito do 24 Hour People e por isso tenho muita curiosidade de o ver, mas qualquer um deles me parece bem.
ResponderEliminaro 24 hour party people é um filme bem humorado sobre o patrão da Factory, Tony Wilson. A Factory foi uma editora de Manchester que no início dos anos 80 que editou os Joy Division (e os seus sucessores New Order) os Durutti Column e os A Certain Ratio entre outros e que no final da década lançou os Happy Mondays. Não é um grande filme, mas é divertido.
ResponderEliminarO Control é um filme controverso sobre o vocalista dos Joy Division, Ian Curtis. O filme é bonito, mas parece que pouco verdadeiro uma vez que se baseia no livro da sua mulher que tem uma visão pouco verdadeira dos factos.
O Velvet Goldmine é um filme de Todd Haynes sobre o movimento glam-rock do início da década de 70. Caracterizavam-se pela androgenia e ambiguidade sexual e pelas roupas extravagantes (continua)
O filme inspira-se numa personagem de ficção que é um misto de Iggy Pop com David Bowie, que parece que não gostou nada da ideia e proibiu os seus temas de aparecerem no filme. Mesmo assim, há Eno, Roxy Music e T. Rex pelo menos.
ResponderEliminarNão vi o Ludwig do Visconti, mas é considerado por alguns como o único grande fracasso do cineasta italiano.
À lista que referi na minha mensagem, gostaria de acrescentar a obra-prima absoluta de King Vidor, Vontade Indómita com um Gary Cooper sublime. Trata-se de um filme sobre um arquitecto revolucionário (do ponto de vista formal) incompreendido e invejado e que se recusa a fazer qualquer cedência na sua arte para agradar ao gosto comum.
Eu vou levar meia dúzia de filmes e depois escolhemos.
Jorge