Título: Conta Comigo (Stand by Me, EUA, 1986, 87 minutos)
Direcção: Rob Reiner
Roteiro: Raynold Gideon e Bruce A. Evans, baseado em livro de Stephen King
Música: Jack Nitzsche
Fotografia: Thomas Del Ruth
Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Act III / The Body
Distribuição: Columbia Pictures
Elenco: Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O'Connel, Kiefer Sutherland, Richard Dreyfuss e John Cusack.
Este filme de 1986 é basicamente um filme que procura sublinhar a importância da amizade na infância, a enorme influencia que essas mesmas amizades têm em nós e o que resta delas quando passamos de um degrau de inocência e liberdade para outro de principio de maturidade e responsabilidades, e tocou-me de uma forma que não estava a espera. Fez-me lembrar do quanto era feliz e livre quando era criança. Penso que , enquanto adolescentes, os alunos da nossa turma não podiam deixar de se identificar em termos de relações sociais com a relação dos 4 rapazes protagonistas do filme, que penso ser bastante semelhante ao que cada um de nós teve oportunidade de viver com os amigos da sua infância . A capacidade de conviver com amigos sem quaisquer tipos de julgamentos nem barreiras é particular das crianças e que, á medida que crescemos, vai deixando de fazer parte da nossa personalidade não só pelo simples aumento do nível de maturidade mas também pelo dogma imposto pela sociedade que se deve ter certos amigos com características "x" e que sejam do campo profissional "y" e de preferência que tenham interesses "w", o que é errado, já que como pudemos constatar no filme (e como com certeza qualquer pessoa já teve como experiência de vida), geralmente os nossos amigos (mesmo não o sendo á superfície do que vemos) são bastante diferentes uns dos outros e de nós proprios pelo simples facto de ser impossível haver 2 pessoas exactamente iguais que pensem e que gostem, exactamente do mesmo, o que não implica que a relação com essa mesma pessoa não possa ser forte.
Chego então ao ponto essencial e que toca directamente a TODAS as pessoas que lerem o meu humilde post, e que é bastante simples e infeliz: as relação de hoje em dia são bastante menos honestas, verdadeiras e sentidas do que pensamos. E isto e de explicação simples e resume-se a uma razao humana que se traduz no lado mais falso, egoísta, competitivo e interesseiro próprio do ser humano adulto.E exactamente por esta razão que gostei bastante do filme visionado na medida em que hoje em dia (e sei que daqui a 10 ou 20 anos isto mal me vai passar pela cabeça) seria algo absurdo para mim a simples desabafo com uma amigo, ou naturalmente passar uma tarde ou um dia com ele como os 4 companheiros do filme, ou perdoa-lo se trair a minha confiança, etc... . Deixame triste precisamente saber que na verdade nao existem amigos tao verdadeiros e que sejam capazes de "levar um tiro por nós" como os que fazemos em idade jovem. Em todo este comentario resumo assim a razao porque o filme (que está muito longe de ser apenas um filme infantil) se chama Stand by Me, em que cada pessoa (adulto ou criança) que veja este filme (de grande qualidade) se vê forçada a entrar na historia e a embarcar no mundo da amizade verdadeira que consegue ultrapassar até os piores dos problemas.
Queria por fim sublinhar a espantosa dos actores jovens em que, na minha pequena experiência como cinéfilo, nunca vi representar tao bem como vi neste filme.
E obrigado á Zillah por ter trazido o filme.
Renato
No último parágrafo esqueceste-te de uma palavra :P
ResponderEliminarGostei bastante do texto, achei particularmente interessante e verdadeira a ideia de os nossos amigos de infância estarem dispostos a "levar um tiro por nós".
a palavra é "performance" peço desculpa a todos
ResponderEliminare especialmente ao senhor miguel xD obrigado pelo comment
edita, que dá para editar o post ;) Basta carregares no lápis que, salvo erro, está ao lado dos comentários
ResponderEliminarConcordo com o que dizes e gosto particularmente de teres referido a interpretação dos rapazes que foi, de facto, notória
ResponderEliminareste filme retrata mesmo a nossa necessidade de "alguém".. Sozinhos não conseguimos a seguranaça e o equilibrio que todos procuramos..
ResponderEliminareste 4 amigos, e mesmo já em idade adulta, e apenas só com o recordar, a memória e a saudade, confortam-nos sempre. mesmo separados irão sempre estar todos juntos...
Gostei da tua opinião
:)
ResponderEliminar