Hoje em dia vivemos numa sociedade de opostos. Não existe harmonia entre povos,nações e leis, em suma, em tudo o que interage e faz parte desta.
As sociedades são cada vez mais heterogenias considero que somos por isso, autênticos cidadãos do mundo.
A globalização é o resultado da evolução da humanidade, das evoluções tecnológicas tanto das telecomunicações como dos meios e vias de transporte. Estamos cada vez mais, mais perto uns dos outros, como se o planeta terra fosse uma pequeníssima esfera…
Toda esta desenvoltura acabou por favorecer a emigração e a abertura de mercados exteriores( favorecendo capitalismo)trouxe, no entanto, novos receios e doenças como a xenofobia, revoltas e divergência de opiniões ( nacionalismo, patriotismo, multi-culturalidade etc), uma nova história e ,em resumo, um mundo novo e completamente diferente.
No meu ponto de vista, é interessante a distinção de patriotismo e nacionalismo.
O patriotismo é mais uma manifestação de amor aos símbolos do Estado, como o Hino, a Bandeira, e as suas instituições ou representantes. Já o nacionalismo apresenta uma definição política mais abrangente como por exemplo, a defesa dos interesses da nação antes de quaisquer outros e, sobretudo da sua preservação enquanto entidade.
No fundo, embora defenda a multi -culturalidade e a héterogenidade de sociedades e povos, o patriotismo é fundamental para não só honrarmos as nossas origens e/ ou o lugar onde vivemos e crescemos, como também para distinguirmos e preservarmos os valores de cada nação.Para que não percamos tudo aquilo que foi construído, toda a história que o passado foi construindo..
Embora muitos de nós neguem, mesmo em plenos século XXI,que na minha opinião irá ser o século da maior ruptura económica mas também de maior desenvolvimento, crescimento e evolução a todos os níveis e em todos os campos, somos ainda educados ao medo da diferença, ao medo da perda daquilo que é nosso, de que se apoderem daquilo que gerações e gerações tentaram preservar… Somos ainda muito cépticos e preconceitosos.
Acredito que seja preciso tempo, reflexão e confronto.. Mas se o mundo, a humanidade e as sociedades estão em constante "guerra" a harmonia e o equilibrio continuaram a ser uma mera utopia.
O filme "this is England" foi sem dúvida o melhor filme. Um filme que nos deixa realmente a pensar e que mostra realmente a inquietação juvenil.
Mostra claramente muitos dos problemas sociais e principalmente até que ponto não conseguimos controlar a nossa própria frustação...
Rute Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário