sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"This is England"

Em relação ao filme que vimos na aula passada "This is England", a personagem Shaun, no início mostra-se um pouco, digamos, revoltado, desde antes de ir para a escola e passar na loja a ver a revista o dono digamos que é um pouco bruto na maneira como fala com ele até aos colegas de escola gozarem com ele principalmente da maneira como ele se veste, até um colega mais velho goza com ele e toca no assunto do pai o que torna Shaun a ser agressivo. 
Até encontrar o grupo de Woody que o tentam integrar no seu grupo e tentar fazê-lo sentir-se melhor. O que faz com que Shaun tente ser "igual" a eles em todos os aspectos, ou seja, acaba por ser influenciado, pois nenhum miúdo de 12 anos sabe aquilo que realmente quer, o que é bom ou mau para ele.
Depois a personagem de Combo aparece, e acaba por tocar no ponto mais fraco de Shaun durante uma espécie de "reunião" do grupo, e Shaun vira-se a Combo e este parece ver-se a si mesmo quando era mais novo em Shaun. Combo diz a Shaun o que este quer ouvir e sem pensar duas vezes segue-o. 
Os amigos são essenciais na vida, Shaun não tinha ninguém antes de aparecer Woody ou Combo, e fica maravilhado digamos assim com todas essas coisas novas na vida que nem sequer liga se estão a fazer as coisas bem ou as coisas mal, apenas se sente bem, independente de todas as atitudes que tenham em relação aos outros. 
Não acho que a mãe de Shaun tenha uma grande culpa em relação ao que Shaun sinta ou no que depois se torna quando conhece Combo, pois visto que é ela sozinha a educar Shaun pois o pai morreu e tem que trabalhar para sustentar a casa, mas tenta ao máximo dar tudo ao filho, máxima atenção e falar com ele. 
Combo "dá tudo" a Shaun e este encara Combo como uma espécie de irmão mais velho, um modelo a seguir apesar de não ter ideia sequer de como são realmente os seus ideais políticos ou as consequências dos seus actos. 


Acho que não tenho muito mais a dizer, foi quase tudo dito na aula durante o debate. 
Iolanda. 

Sem comentários:

Enviar um comentário