A minha proposta para a a alternativa ao capitalismo é uma não alternativa.
Acho que de todos os modelos socias e económicos que ao longo da história foram tentados, não atingiram o sucesso e igualdade do capitalismo apesar de tudo. Temos o exemplo do comunismo, principios bastante válidos, mas acaba sempre em ditadura, um regime fechado. Na minha opinião uma das maiores atrocidades que se pode cometer em relação a uma sociedade é o seu encerramento para o mundo, a impossibilidade de estar em contacto com outras cultura.
O grande problema da sociedade capitalista reside na falta de eficacia e clareza de aplicação das medidas. Porque de um modo geral o regime que hoje conhecemos defende a iguldade. Mas sejemos honestos, a igualdade em sociedade é sempre útópica, vai haver sempre um individuo que se vai sobrepor aos outros, querer mais, tendo em conta o espirito competitivo do ser humano. No meio da igualdade, no "estado natural", é o poder da força que impera.
Nesta minha sociedade capitalista melhorada, acredito numa aposta na trasparência na economia, poloítica e justiça. Acredito que uma sociedade futura bem preparada precisa de uma boa educação, e é nesse sentido, que se pode apostar na tal igualdade, todos os individuos têm que ter bases de reflexão sobre o mundo e uma formação que lhe permita enfrentá-lo. A sáude é também muito importante e não deveria de ser descurada.
Se me perguntassem o que é que mudava em Portugal, é melhor eu não começar porque se não nunca mais saímos daqui, porque no nosso país infelizmente nada funciona. Mas se formos aos países escandinavos também há uma adopção de um modelo capitalista que acaba por funcionar. Boa educação, excelente prestação de serviços de sáude, políticos competentes e transparentes que não têm rendimentos extraordinários e uma justiça que funciona.
Alexandre Evaristo
Estejam à vontade para discoradar.
P.S: Stôr realmente têm razão, está semana tivemos cheios de testes pelo menos na nossa turma, por isso esta semana a minha participação tem estado um pouco limitada.
O problema, Alexandre, é que todas as tentativas para melhorar o capitalismo, redundam em fracasso. A última foi a tentativa social-democrata que vai recuando gradualmente face ao avanço do neoliberalismo.
ResponderEliminarJorge