Eu não queria estar a colocar mensagens logo no dia em que estou em greve, mas constatei ontem que o filme proposto pelo Renato para vermos amanhã, Relatório Minoritário, tem 145 minutos de duração. Ora, isso faz com que tenhamos o mesmo problema que tivemos com o Não Fumar: é um filme demasiado extenso e depois do seu visionamento ficaremos sem tempo para a discussão.
Vou levar em alternativa, o Match Point do Woody Allen,que é o outro filme que conheço sobre o mesmo tema: determinismo/indeterminismo. Gostaria que pudessem dar a vossa opinião, de preferência aqui no blogue antes da aula. Se tiverem outras sugestões, serão muito bem recebidas da minha parte.
Jorge
PS: Que pena que ninguém pudesse ou quisesse ter ido ontem à Cinemateca. Perderam um óptimo filme e, ainda por cima,numa excelente cópia.
Jorge
Eu realmente tive pena de não ir, só que realmente nestas próximas semanas é muito complicado.
ResponderEliminarEu acho que o "Match Point" é uma melhor escolha que o "Relatório Minoritário", apesar de já o ter visto algumas vezes. E se vissemos o "Lost in Translation"?
Eu também prefiro o "Match Point" ou o "Lost in Translation" ao "Relatório Minoritário", parece-me uma boa ideia. Não sei se o "Match Point" não será melhor para introduzir o tema do acaso... tenho a história mais presente, talvez seja por isso.
ResponderEliminarO "Match Point" é realmente mais apropriado para este tema que o "Lost in Translation". Só que praticamente toda à gente já viu o "Match Point" (mas prefiro ter que ver o "Match Point" cem vezes a ter que ver o "Relatório Minoritário" uma vez!). A ligação do "Lost in Translation" ao tema tem a ver com os dois estranhos, que o acaso de o destino junta numa ponta do mundo que lhes é completamente desconhecida. Por isso não sei até que ponto é o melhor filme para o tema.
ResponderEliminarAlexandre
E o "Lost in Translation" tem 102 min enquanto que o "Match Point" tem 124 min.
ResponderEliminarAlexandre
Ainda bem que estamos de acordo no parênteses. Sim, também é grandinho o Match Point, 2 horas...Mas a mensagem do acaso está mais presente, ou pelo menos é mais óbvia. Começa logo com a história da bola de ténis passar ou não a rede. É uma questão de se decidir amanhã.
ResponderEliminarBoa noite!
ResponderEliminarJá lhe tinha dito que ontem não dava mesmo jeito ir, porque precisei de ir a uma conferência sobre células estaminais na UL, para um projecto que estou a fazer, mas na próxima 3a, tal como estava combinado, irei.
Quanto à escolha do filme, embora tenha gostado do Lost in Translation e já tenha visto o Match Point, também me parece que este último poderá dar um debate melhor sobre o tema!
MATCH POINT NÃO, POR FAVOR.
ResponderEliminarMatem-me, mas não me obriguem a ver esse filme outra vez. Há tantos filmes, tantos tantos tantos tantos.
Eu pessoalmente não acho grande piada ao tema do determinismo/indeterminismo, mas já que foi escolhido na semana passada, (e sei que isto é muito em cima da hora) sugiro que pensemos noutras hipóteses. Por mim até por ser Cinderella. Mas Match Point, por favor, não.
Alternativos:
Gattaca http://www.imdb.com/title/tt0119177/ (nunca vi, dizem que toca neste tema. pode ser que valha a pena)
Donnie Darko http://www.imdb.com/title/tt0246578/(também nunca vi, disseram-me que é muito bom)
Zillah
De todos os filmes sugeridos apenas vi o Relatório Minoritário, portanto qualquer um dos outros me parece bom
ResponderEliminar"Lost in Translation" parecia-me bem. Li a sinopse e pareceu-me interessante enquanto filme. o "Match point" para debate pareceu-me melhor..
ResponderEliminar