Venho por este meio recomendar alguns filmes que acho interessante vermos nas nossas aulas de filosofia e cinema (filmes estes que se prendem com diversas temáticas e podem ser vistos a qualquer aula:
- Um filme que tenho grande desejo de ver e que penso que seria benéfico à discussão, e que na minha opinião (apesar de já termos abordado alguns dos temas que este filmes nos incita a discutir) constitui um grande buraco na nossa lista. O filme é o "American History X" (América Proibida em Português), que em suma se dirige ao neo-nazismo personificado pela personagem de Derek (Edward Norton) e do seu irmão mais novo Danny, que idolatra o irmão mais velho e lhes segue as pisadas como membro de um largo grupo de skin-heads contra a integração e exploração dos imigrantes nos EUA.
- Outro filme que gostaria bastante de ver, devido ao meu gosto pessoal imenso por esse mesmo filme, é o "Twin Peaks – Os últimos dias de Laura Palmer"de David Lynch, que basicamente é um filme que gira em volta da personagem de Laura Palmer (e o seu assassínio), que em suma acaba por dar cabo da sua vida, e que se dirige á personagem em si de uma forma muito psicológica e profunda, tornando-se na sua base um filme de sonhos, de premonições e alucinações, e que chega até mesmo a ser bizarro, assustador ou objecto de repulsa.
- Outro dos filmes que se dirige objectivamente ao problema da pena de morte, mas que aborda vários outras temáticas, é o "Dead Man Walking" de Tim Robbins, com Sean Penn e Susan Sarandon, e que desenvolve a história de um criminoso condenado a morte por homicídio e violação que luta contra tudo e todos para anular a sua executado com a ajuda de uma freira católica que aceita o cargo de ser correspondente desse mesmo condenado e assim criam uma grande ligação.
- Este filme dirige-se ao tema da corrupção e do crime, da droga e dos gangs, mais objectivamente das favelas no Brasil, e da forma como estas cresceram para criar a rede imensa que hoje são."A cidade de Deus" de Fernando Meirelles
- Por fim queria sugerir m filme que não se pende objectivamente a temáticas muito objectivas mas que é um filme que considero brilhante e que é basicamente sobre a felicidade e a capacidade de ver o positivo mesmo nas piores das condições. Emocionante e hilariante: "A vida é Bela" de 1999 de Roberto Benigni.
Possuo-o todos estes filmes em Dvd’s originais se surgir a hipótese do visionamento de qualquer um deles.
Renato
Se me é permitido, eu gostava de manifestar o meu interesse em 'A Cidade de Deus'.
ResponderEliminar'A Vida é Bela' é um filme que dará menos azo a discussão parece-me, mas excelente sem dúvida.
Ah e sugiro 'Asas do Desejo' de Wim Wenders.
ResponderEliminarTambém sempre quis ver "A Cidade de Deus" e nunca tive oportunidade... Nao sei se dará discussão, porque nem conheço bem a história...
ResponderEliminarParece-me que toda a gente já viu "A Vida é Bela", mas sim, é muito bonito
Eu tenho "A Cidade de Deus" e "A Vida é Bela", caso sejam escolhidos."A Vida é Bela" é daqueles filmes que toda a gente tem de ver, é lindo.
ResponderEliminarPor acaso também acho que valia a pena ver um do Wim Wenders, "Alice nas Cidades" ou "Paris-Texas", que têm algum material para discussão, especialmente em relação à busca do preenchimento pessoal, um objectivo e sentido na vida que nos pareça satisfatório.
Quanto ao Twin Peaks, estou mais que pronta para rever.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarGostei imenso da "Cidade de Deus" e acredito que dará certamente para ter uma boa discussão
ResponderEliminareu nunca vi a "cidade de deus" mas fiquei com curiosidade ao ler a crítica.
ResponderEliminaro filme Dead Man Walking também parece bom, e dará um bom debate
Eu sinceramente quero muito ver o Twin Peaks. Vi o Blue Velvet no outro dia e foi a cena mais random de sempre, muito estranho mesmo, mas gostei do realizador.
ResponderEliminarCidade de Deus é um filme duríssimo. Muito belo, sem dúvida - até mesmo em termos estéticos. Mas duríssimo. O tema é interessante, claro, mas não me parece que dê assim tanta discussão, ou pelo menos, não uma muito acesa. Por outro lado, não vejo o filme há bastante tempo..
Estou um bocado farta de discutir a temática do American History X, muito sinceramente. Pensava que íamos entrar na Estética.. Quero discutir a Estética.