domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sugiro...

Venho por este meio recomendar alguns filmes que acho interessante vermos nas nossas aulas de filosofia e cinema (filmes estes que se prendem com diversas temáticas e podem ser vistos a qualquer aula:

- Um filme que tenho grande desejo de ver e que penso que seria benéfico à discussão, e que na minha opinião (apesar de já termos abordado alguns dos temas que este filmes nos incita a discutir) constitui um grande buraco na nossa lista. O filme é o "American History X" (América Proibida em Português), que em suma se dirige ao neo-nazismo personificado pela personagem de Derek (Edward Norton) e do seu irmão mais novo Danny, que idolatra o irmão mais velho e lhes segue as pisadas como membro de um largo grupo de skin-heads contra a integração e exploração dos imigrantes nos EUA.

- Outro filme que gostaria bastante de ver, devido ao meu gosto pessoal imenso por esse mesmo filme, é o "Twin Peaks – Os últimos dias de Laura Palmer"de David Lynch, que basicamente é um filme que gira em volta da personagem de Laura Palmer (e o seu assassínio), que em suma acaba por dar cabo da sua vida, e que se dirige á personagem em si de uma forma muito psicológica e profunda, tornando-se na sua base um filme de sonhos, de premonições e alucinações, e que chega até mesmo a ser bizarro, assustador ou objecto de repulsa.

- Outro dos filmes que se dirige objectivamente ao problema da pena de morte, mas que aborda vários outras temáticas, é o "Dead Man Walking" de Tim Robbins, com Sean Penn e Susan Sarandon, e que desenvolve a história de um criminoso condenado a morte por homicídio e violação que luta contra tudo e todos para anular a sua executado com a ajuda de uma freira católica que aceita o cargo de ser correspondente desse mesmo condenado e assim criam uma grande ligação.

- Este filme dirige-se ao tema da corrupção e do crime, da droga e dos gangs, mais objectivamente das favelas no Brasil, e da forma como estas cresceram para criar a rede imensa que hoje são."A cidade de Deus" de Fernando Meirelles

- Por fim queria sugerir m filme que não se pende objectivamente a temáticas muito objectivas mas que é um filme que considero brilhante e que é basicamente sobre a felicidade e a capacidade de ver o positivo mesmo nas piores das condições. Emocionante e hilariante: "A vida é Bela" de 1999 de Roberto Benigni.

Possuo-o todos estes filmes em Dvd’s originais se surgir a hipótese do visionamento de qualquer um deles.

Renato

8 comentários:

  1. Se me é permitido, eu gostava de manifestar o meu interesse em 'A Cidade de Deus'.
    'A Vida é Bela' é um filme que dará menos azo a discussão parece-me, mas excelente sem dúvida.

    ResponderEliminar
  2. Também sempre quis ver "A Cidade de Deus" e nunca tive oportunidade... Nao sei se dará discussão, porque nem conheço bem a história...
    Parece-me que toda a gente já viu "A Vida é Bela", mas sim, é muito bonito

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho "A Cidade de Deus" e "A Vida é Bela", caso sejam escolhidos."A Vida é Bela" é daqueles filmes que toda a gente tem de ver, é lindo.
    Por acaso também acho que valia a pena ver um do Wim Wenders, "Alice nas Cidades" ou "Paris-Texas", que têm algum material para discussão, especialmente em relação à busca do preenchimento pessoal, um objectivo e sentido na vida que nos pareça satisfatório.

    Quanto ao Twin Peaks, estou mais que pronta para rever.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso da "Cidade de Deus" e acredito que dará certamente para ter uma boa discussão

    ResponderEliminar
  6. eu nunca vi a "cidade de deus" mas fiquei com curiosidade ao ler a crítica.
    o filme Dead Man Walking também parece bom, e dará um bom debate

    ResponderEliminar
  7. Eu sinceramente quero muito ver o Twin Peaks. Vi o Blue Velvet no outro dia e foi a cena mais random de sempre, muito estranho mesmo, mas gostei do realizador.
    Cidade de Deus é um filme duríssimo. Muito belo, sem dúvida - até mesmo em termos estéticos. Mas duríssimo. O tema é interessante, claro, mas não me parece que dê assim tanta discussão, ou pelo menos, não uma muito acesa. Por outro lado, não vejo o filme há bastante tempo..
    Estou um bocado farta de discutir a temática do American History X, muito sinceramente. Pensava que íamos entrar na Estética.. Quero discutir a Estética.

    ResponderEliminar